You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

OBESIDADE

COMO CONTROLAR O EXCESSO DE PESO

Alguns problemas médicos levam ao aumento de peso, no entanto, a realidade é que os animais obesos comem quantidades de alimento excessivas e/ou têm períodos de exercício reduzidos. O Excesso de peso leva a prolemas como diabetes, insuficiência cardíaca e respiratória, osteoartrose e diminui a esperança média de vida dos animais.


O MEU ANIMAL ESTÁ GORDO?

A Avaliação pode e deve ser feita de forma frequente pelos donos. Com exceção de algumas raças, as costelas não devem ser vistas mas devem ser facilmente sentidas. Se não as conseguirmos sentir com facilidade é hora de fazer dieta.
A Obesidade existe quando um animal está 15%-20% acima do seu peso ideal. Exemplo: Pastor Alemão com peso adulto de 30kg:
34Kg - Peso a mais - Necessita dieta
36KG - Animal Obeso - Necessita de Dieta e de acompanhamento Médico Veterinário


PERDER PESO? COMO? - EXERCÍCIO DIÁRIO,
QUANTIDADES CONTROLADAS DE COMIDA
E ADEUS ÀS GULOSEIMAS

1 - HORA DO PASSEIO
Muitos animais passam maior parte do dia fechados, é necessário aumentar o número de passeios diários ou aumentar a duração dos mesmos. Há que queimar calorias!

2 - DIETA
Em conjunto com o Médico Veterinário poderão escolher qual a alimentação mais indicada para cada caso.

3 - GULOSEIMAS NÃO!
Embora seja comum, estes pequenos brindes que muitas vezes parece inofensivos têm uma importância enorme na quantidade de calorias ingeridas pelos animais diariamente. Como solução pode guardar alguns grãos de ração retirados de uma das refeições para ir dando durante o dia. O seu companheiro não dará pela diferença!

4 - REFEIÇÕES CONTROLADAS
A maioria dos animais quando tem comida à descrição come acima das suas necessidades alimentares. É necessário assim um controle rígido das doses de comida diária.


RECOMENDAÇÕES DO SEU MÉDICO VETERINÁRIO